Como criar um plano para fazer pesquisa de mercado online

No passado, nós costumávamos separar uma verba no orçamento para fazer pesquisa de mercado. Isso geralmente incluía nossa pesquisa anual de satisfação do cliente e, em seguida, nós simplesmente olhamos para o nosso plano de marketing para reservar no orçamento outra verba para a pesquisa de mercado eficaz de novos produtos que iríamos lançar no próximo ano.

Hoje em dia, as coisas são um pouco diferentes . Costumo me encontrar recomendando planos de pesquisa de mercado eficaz. E mais, para as pequenas empresas o que significa que é melhor. Eu começar explicando com o que um plano de pesquisa de mercado?

Leia também: Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado

Porque hoje, você precisa ter um plano para poder fazer pesquisa de mercado. E por que você não precisava de um no passado?

A resposta mais simples é a resposta a várias tendências que estão acontecendo em nossas vidas hoje. E que não existiam no passado:

Mídia Social

A capacidade de usar a mídia social como ferramenta para coletar feedbacks é um fenômeno relativamente novo. O desafio é que se não for gerenciado e subestimada, vai desperdiçar  um recurso de informações de pesquisa de mercado valiosa.

Tempo em pedaços

Esta é uma tendência comportamental interessante entre todos nós. Você pode facilmente compará-lo com a capacidade multi-tasking ( multitarefa). O ‘’fatiamento do tempo’’, porém, é mais parecido com a inserção de tarefas curtas entre as tarefas maiores. Tais como verificar e-mails em seu dispositivo móvel enquanto espera na fila.

Dispositivos Móveis

O uso de dispositivos móveis como computadores e ferramentas de comunicação podem ser vistos muitas vezes como ferramentas de passatempo. Eles abrem um novo caminho para alcançar nossos entrevistados quando eles têm apenas alguns minutos de sobra.

O esboço do plano de pesquisa de mercado eficaz

Definir metas

Eu acho que é importante definir uma meta geral ou direção sobre as decisões que você vai fazer ao longo do ano. Por causa deste esboço, estou tratando objetivos de forma mais geral, como “Iniciar produtos de marketing on-line”.

O benefício de fazer uma definição de meta geral é que ela ajuda–a deixar sua mente focada em uma determinada direção e permite alguma flexibilidade – que você vai precisar assim que iniciar a elaboração de estratégias em torno da informação e feedback que você está pensando em coletar.

Definir objetivos

Todo projeto de pesquisa de mercado eficaz como cada objetivos. Então, é lógico que o seu plano de pesquisa vai ter também. Neste caso, seus objetivos em torno do plano de pesquisa podem incluir as decisões que você está tentando fazer agora, em torno desse objetivo geral de “produtos de marketing online”.

Alguns objetivos possíveis podem incluir a compreensão de quem seriam nossos clientes on-line, ou como seriam nossas lojas para os clientes on-line ou até que ponto eles usam dispositivos móveis para fazer pesquisas de produtos ou compras.

Desenhar seus canais de coleta

Você já ouviu termo ‘’canal de distribuição’’, bem, na pesquisa, eu chamo de canal de coleta. Isso envolve a tarefa de listar todas as maneiras possíveis que você pode coletar feedbacks e informações do seu público-alvo.

Estes podem incluir pesquisa de mercado eficaz on-line, MicroPoll , IdeaScale ( crowd sourcing-  que por definição, seria como o processo de obtenção de serviços, ideias ou conteúdo mediante a solicitação de contribuições de um grande grupo de pessoas e, especialmente, de uma comunidade online, em vez de usar fornecedores tradicionais ou uma equipe de empregados.) , pesquisas de dispositivos móveis , mídias sociais, e alguns outros.

Pense em uma lista de perguntas

Agora você já pode começar a pensar em perguntas que o ajudarão a tomar as suas decisões lá na frente. Eu gosto de fazer um brainstorming para perguntas, primeiro porque com esse exercício, você foca sua mente em pensar sobre o que exatamente  quer saber e por que você quer saber isso.

Nós sempre podemos mudar ou aperfeiçoar as perguntas mais tarde, com base no ‘’canal de coleta’’ que for mais adequado para a questão.

Atribua questões para os canais de coleta

Mais uma vez, nada disso é escrito em pedra. Mas esse exercício ajuda a manter a sua mente em torno do objetivo de como aproveitar melhor as ferramentas de coleta que estão disponíveis para você.

Comece atribuindo suas perguntas para os canais que irão fornecer a melhor informação. Por exemplo – tratar os seus canais de mídia social como se fossem um focus group (grupos de discussão geralmente utilizado em pesquisas exploratórias).

Iniciar conversas com seus fãs no Facebook e fazer perguntas. LinkedIn, Facebook e Twitter são todos os canais ideais para manter o seu público-alvo envolvido em ajudar a desenvolver perguntas mais específicas em torno das questões que seus clientes mais gostam.

Não só você está recebendo insights (idéias) em como formular perguntas e no que focar, mas também você estará recebendo um pouco de marketing expontâneo e o burburinho do PR, sobre a sua missão e visão e sobre o que você está desenvolvendo.

Você pode tornar isso viral?

Outra questão importante é se perguntar se você pode tornar a sua pesquisa online viral, a fim de recolher feedback de um segmento de mercado mais amplo do que você é capaz de alcançar; mas atenção, pesquisas que se tornam virais são mais bem sucedidas quando você está fazendo perguntas mais gerais, abrangentes e socialmente relevantes.

Em outras palavras – questões em torno de temas que as pessoas em uma comunidade mais ampla podem responder. As perguntas não devem ser tecnicamente sofisticadas e não devem conter o nome do seu cliente ou informações confidenciais.

Uma boa pergunta para um levantamento viral pode ser “Qual percentual ou valor você costuma gastar em pesquisas de mercado?” Esta é uma pergunta bastante ‘’geral’’ e qualquer um pode responder E as respostas em todos os segmentos da indústria seriam valiosas para você.

Use ferramentas de crowd sourcing como o IdeaScale para priorizar questões da sua pesquisa de mercado eficaz

Agora que você já tem ideias de assuntos para mídia social – crie um espaço IdeaScale e preencha com o feedback que você recebeu. Em seguida, inicie a página para a sua comunidade de mídia social e peça para eles apoiarem a página e continuarem a dar os feedbacks neste este espaço.

Não se esqueça de visitar a página e responder aos feedbacks que receber da comunidade, compartilhando como o  desenvolvimento das sugestões dadas está evoluindo. Mais uma vez – isso é mais marketing e PR de graça para sua empresa.

Use o MicroPoll para completar a sua pesquisa de mercado eficaz on-line.

O MicroPoll é uma ferramenta para pesquisas rápidas, e é subutilizada como um instrumento de pesquisa. As pessoas AMAM  pesquisas com resultados rápidos porque elas são curtas e oferecem um feedback imediato.

Se a sua pesquisa on-line demorar mais de 5 minutos, dê uma olhada em quais perguntas você pode transferir para MicroPoll . Você pode lançar um novo MicroPoll a cada semana. Isto irá manter o público envolvido na pesquisa e envolvido no que você está fazendo. ( Eu acho que é mais marketing e PR que é gerado durante a pesquisa – é o que eu chamo de alavancagem e multitarefa).

Comece colocando suas pesquisa de mercado eficaz on-line juntas

Agora você pode estar pronto para colocar algumas pesquisas de marketing on-line juntas. Tenha em mente que nenhum de seus entrevistados querem gastar mais de 5 minutos em uma pesquisa.

Assim como em vídeos on-line. Sua capacidade de atenção é cerca de 2 á 3 minutos na melhor das hipóteses. Depois disso, eles estarão entediados e cansados, prontos pra sair. Se a sua pesquisa leva mais de 5 minutos – você vai precisar pensar em formas alternativas para fazer essas perguntas.

Dicas de última hora para um plano de pesquisa de mercado eficaz:

  • Mantenha a pesquisa curta e simples. Não mais do que 5 páginas..
  • Aumente o uso de ferramentas grátis ou de baixo custo que estão disponíveis por aí.
  • Elabore perguntas realmente interessantes e engajadoras. Essa é a chave. Nenhum entrevistado quer responder perguntas chatas / mal formuladas.

Sobre a autora:

Ivana Taylor

Editora do DIYMarketers.com, classificado e citado entre a maioria das pessoas influentes na Internet, especialista em Pesquisa de Mercado.

Esse texto também pode ser de seu interesse:

Como fazer uma pesquisa de mercado de baixo orçamento para iniciar o seu negócio

Bem-vindo Geração Z! Novas comunidades online

Promover pesquisa de mercado e inovação por meio de um painel on-line

Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado

Cinco ferramentas móveis para uma pesquisa de mercado

Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.