Criatividade no trabalho: 6 maneiras de aumenta-la

Quão criativa é sua equipe de trabalho? Você tem a capacidade de propor ideias inovadoras que ajudem a expandir seus negócios? Criatividade no trabalho é uma função que contém três componentes: experiência, habilidades de pensamento criativo e motivação.

Os gerentes podem influenciar os trabalhadores a colocar esses componentes em prática? A resposta a esta pergunta é um retórico “sim”, isso pode ser alcançado através das práticas e condições de trabalho.

 

Formas de aumentar a criatividade

Experiência: A experiência pode ser definida como conhecimento, pode ser técnico ou intelectual.

Habilidades de pensamento criativo: podem ser determinadas pela forma como enfrentam problemas, como são flexíveis e criativas. Pergunte a si mesmo o seguinte: As soluções dos funcionários não estão à altura da situação atual da empresa? Os funcionários colaboram quando a empresa está em uma situação ruim?

Motivação: Nem todas as motivações são criadas da mesma maneira. Uma pessoa motivada, ao resolver um problema tem melhores resultados do que uma pessoa que resolve problemas por meio de incentivos externos. Esse componente, chamado de motivação intrínseca, é o que você pode promover imediatamente em sua empresa. Deixo algumas dicas para desenvolver um clima de trabalho por meio da motivação.

 

3 componentes da criatividade no trabalho

Alguns especialistas dizem que existem três componentes na criatividade do trabalho:

  • Experiência (seria estranho para uma pessoa que não é boa em física apresentar alguma teoria, por exemplo, sobre a relatividade.)
  • Habilidades de pensamento criativo (Você está, pelo menos, tentando pensar com a mente aberta?)
  • Motivação (o interesse pessoal ou a curiosidade têm melhores resultados do que incentivos monetários).

 

Dicas para incentivar a criatividade no trabalho

Existem várias ações que empresas e os gestores podem tomar em conta para incentivar e a criatividade no trabalho. Aqui 6 delas: 

 

Desafie seus funcionários

O objetivo é atribuir a pessoa certa ao projeto certo. Mas, a maioria das empresas, não se preocupa em saber o suficiente sobre seus funcionários para fazer isso.

De todas as coisas que os gerentes podem fazer para estimular a criatividade, provavelmente, a mais eficaz seja atribuir a pessoa certa ao projeto certo. É bom que os gerentes designem pessoas que tenham a experiência, habilidades de pensamento criativo e motivação que o projeto precisa de uma maneira específica. Isso certamente ajuda os funcionários a melhorarem suas habilidades criativas.

É importante que o projeto não seja suficientemente fácil para o funcionário ficar entediado, nem muito complicado para não se sentir sobrecarregado ou ameaçado por não ser capaz de controlar a situação. Veja também: Incentivos para funcionários, quais devo oferecer?

 

Liberdade

As empresas devem definir as metas dos trabalhadores, mas os funcionários devem ter autoridade para decidir como atingir essas metas.

Quando se trata de liberdade, a chave para encorajar a criatividade é dar às pessoas confiança em como obterão os resultados. Isto é, o processo que irão realizar. As pessoas tendem a ser mais criativas quando têm a oportunidade de tomar suas decisões para alcançar uma meta. Objetivos estratégicos, claramente definidos, muitas vezes aumentam a criatividade no trabalho e nas pessoas.

 “Dê a ele a liberdade de escalar uma montanha, mas não lhe diga qual montanha subir.” 

Também recomendamos a leitura de: Manifesto ágil e comprometimento dos funcionários

 

Recursos

Pouco tempo ou poucos recursos econômicos podem diminuir a criatividade no trabalho.

As organizações matam a criatividade ao estabelecer limites de tempos falsos ou metas impossíveis de alcançar. Além disso, cria uma diminuição na confiança e aumento dos problemas no trabalho, fazendo com que as pessoas se sintam controladas e insatisfeitas. Como resultado, ocorre a falta de motivação. Criatividade no trabalho, geralmente, leva tempo. Ter um tempo controlado faz com que as pessoas usem sua criatividade para encontrar recursos externos e não para desenvolver novos produtos ou serviços. 

A realização de pesquisas para os funcionários te levará a obter as informações necessárias para conhecer completamente sua equipe trabalho e suas reais necessidades. Saiba mais em: Pesquisa NPS, a ferramenta de medição de compromisso do empregado

 

Característica do trabalho em equipe

Existem vários fatores que podem influenciar a criatividade no trabalho. Por exemplo, muitos consideram que ter um grupo homogêneo torna mais fácil encontrar soluções para problemas de maneira mais rápida. Porém, a diversidade é um fator importante para se obter maior criatividade em um grupo.

Se você quer construir equipes que tenham ideias criativas, deve prestar atenção ao estruturar sua equipe. Isto é, deve-se criar grupos nos quais os membros apoiem uns aos outros, garantindo que eles tenham uma diversidade de perspectivas. Por quê? Porque quando as equipes são compostas de pessoas com diferentes fundamentos e idéias intelectuais para trabalhar, isto é, diferentes experiências e diferentes formas de pensamentos criativos, as ideias são combinadas e grandes resultados são gerados. Leia mais em: Como elaborar um plano para participação dos funcionários

 

Motivação do supervisor 

Ter reconhecimento e apoio dos supervisores não é algo que deve fazer apenas os funcionários se sentirem bem, também é essencial para aumentar a criatividade no trabalho.

Claro, as pessoas podem considerar seu trabalho interessante e excitante e não dizer o tempo todo. Mas, para manter essa paixão, a maioria das pessoas precisa sentir que seu trabalho é importante para a organização, ou pelo menos para um grupo de pessoas. Veja também: Comunicação do líder com sua equipe

 

Apoio organizacional

As empresas que promovem a troca de informações e colaboração entre funcionários, deixando de lado as políticas de trabalho, tendem a aumentar a criatividade em seus funcionários.

Os líderes das organizações podem aumentar a criatividade promovendo a troca de informações e a colaboração. A motivação aumenta quando as pessoas percebem que as pessoas ao seu redor estão empolgadas com o trabalho.

Sem dúvida, dos três grandes fatores de criatividade em que as empresas mais falham é a motivação. As empresas tentam motivar através de incentivos monetários, que é um mecanismo ineficiente. Veja também: Pesquisa de ambiente de trabalho para funcionários: Razões pelas quais funciona

Os melhores funcionários são aqueles que são motivados internamente e as empresas que nutrem essa paixão são aquelas que obtêm melhores resultados.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.