Como realizar um diagnóstico de competitividade

Um diagnóstico de competitividade é um método de pesquisa que as organizações utilizam para identificar as empresas que são seus principais concorrentes no mercado.

O processo inclui a avaliação de produtos, serviços, estratégia de vendas, marketing e publicidade. Tudo isso lhe permitirá descobrir quais são os pontos fortes e fracos para agir em conformidade.

O diagnóstico da concorrência não só mostra os pontos fortes e fracos das outras empresas, mas também permite que você observe seus próprios pontos fortes e, assim, faça uma análise de mercado e faça os ajustes necessários.


 

Vantagens de um diagnóstico de competitividade

  • Com o diagnóstico de competitividade, as empresas podem encontrar oportunidades no mercado para que possam se apresentar com sucesso.
  • Elas podem aprender sobre as tendências do mercado e desenvolver novos produtos a partir delas.
  • Identificar as necessidades dos consumidores e seus hábitos. Assim, criar produtos e serviços que são adaptados.
  • Identificar os melhores canais de marketing para distribuir e anunciar seus produtos e serviços com sucesso.
  • Criar estratégias para proporcionar uma experiência positiva ao cliente e aumentar a fidelidade à marca.
  • Orientação sobre como diagnosticar a concorrência

 

Passo a passo para realizar um diagnóstico de competitividade

Através da praticidade de uma pesquisas online, é possível mapear toda a trajetória da concorrência afim de sobressair-se no mercado.

1º passo: Identifique seus principais concorrentes

Este é o primeiro passo para fazer um diagnóstico da concorrência, e o mais importante de todos. Ele permitirá que você saiba o que está enfrentando.

Se você tem uma empresa on-line ou uma empresa local, você pode ter uma longa lista de empresas que se concentram no mesmo público.

Para esta etapa, o ideal seria identificar empresas que sejam concorrentes diretos, ou seja, empresas que ofereçam um produto ou serviço que possa vir a substituir o seu e que operem na mesma área geográfica.

Além disso, identificar concorrentes indiretos, que são empresas que oferecem produtos que não são os mesmos, mas que poderiam atender às mesmas necessidades dos clientes.

Descubra como fazer uma análise da concorrência.

 

2º passo: Identifique os produtos oferecidos por seus concorrentes

É muito importante que você teste os produtos dos concorrentes, como eles funcionam, sua qualidade, preços, ofertas, etc.

Para garantir a eficácia desta etapa, você pode considerar seus custos, seu volume de vendas, sua participação no mercado, características de seu público alvo, estratégias de marketing, como elas diferem da concorrência e sua estratégia de distribuição.

 

3º passo: Analise a estratégia de venda da concorrência

Este é um dos passos mais complicados em um diagnóstico de competitividade, pois é preciso descobrir o processo de vendas da concorrência, quais são os principais canais de distribuição, a renda anual e o volume de vendas, e o processo da equipe de marketing.

Estas informações lhe permitirão descobrir quão competitivo é seu processo de vendas e que dados você precisa para que sua equipe de vendas seja treinada e altamente eficaz na realização da venda.

Investigue a concorrência através dos vendedores.

 

4º passo: Identifique os principais canais de vendas do concorrente

O que a concorrência faz para tornar seus produtos e serviços conhecidos? Avaliar o conteúdo que eles compartilham em seu site e redes sociais.

Hoje, muitas empresas compartilham conteúdo valioso através de um blog, webinars ou vídeos on-line, conteúdo multimídia e muitas outras estratégias para compartilhar conteúdo valioso que atrairá mais clientes.

 

5º passo: Realize uma análise SWOT

O último ponto de nosso guia, consiste em fazer um diagnóstico de competitividade a partir de uma análise SWOT, que permite identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua concorrência.

Para fazer isso, é preciso avaliar o que eles estão fazendo bem, se são as características de seus produtos, a forma de distribuição, as estratégias de marketing, etc. Identificar as áreas fracas e o que elas poderiam fazer para melhorar.

Outro ponto importante é identificar o que a concorrência tem que pode ser uma ameaça ao seu negócio.

No final, faça uma comparação de todos esses pontos-chave com os de sua organização e faça as melhorias necessárias para sua marca.

 

A importância de realizar um diagnóstico da concorrência

Ao fazer um diagnóstico da concorrência, as organizações podem aproveitar ao máximo seus pontos fortes e direcionar recursos de forma apropriada.

As organizações utilizam os dados coletados para fazer uma comparação e identificar o que podem melhorar para se manterem à frente do jogo. Além de criar estratégias de marketing eficazes para garantir que você alcance mais clientes.

Finalmente, um diagnóstico competitivo identifica o que você está fazendo bem e o que precisa ser corrigido. Isto não é apenas para colocá-lo no topo da lista de empresas que representam seu produto, mas para fornecer um serviço ao cliente que os consumidores merecem.

 


 

Agora que você sabe como é importante a análise de resultados para a tomada de decisão, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração