Entrevista em grupo: definição e dicas para fazê-lo

Uma entrevista em grupo é um método de coleta de dados em que duas ou mais pessoas participam.

Geralmente, esse processo é realizado em um ambiente de trabalho e consiste em reunir um candidato com outras pessoas que pertencem a diferentes departamentos da organização com o objetivo de conhecê-lo, ou reunir vários candidatos ao mesmo tempo com um entrevistador e Avalie seu desenvolvimento.

A entrevista como método de coleta de dados é muito popular, por exemplo, para o recrutamento de funcionários, pois permite que o candidato seja visto de diferentes pontos de vista e descubra em pouco tempo se a pessoa é capaz de ocupar o cargo dentro a organização.

A entrevista em grupo também é amplamente usada em pesquisas qualitativas, por exemplo, através de fóruns de discussão ou grupos focais.

Tipos de entrevistas em grupo

Existem muitos métodos de entrevistas em grupo que as organizações usam, tudo depende de quão tradicionais elas são e de seus objetivos. Aqui mencionamos cada um deles:

Entrevistas com vários entrevistadores: Esse tipo de entrevista é realizado com o objetivo de avaliar uma pessoa que colaborará com os diferentes departamentos da organização, sendo necessário envolver todos eles. Dessa forma, cada um poderá fazer as perguntas necessárias para ver como se desenvolve e avaliar seu comportamento de maneira geral.

Entrevistas com vários candidatos: Esta é uma entrevista em que um funcionário de Recursos Humanos é responsável por avaliar um grupo de candidatos ao mesmo tempo. Às vezes, a entrevista é complementada por uma atividade em que o recrutador pode avaliar as habilidades colaborativas de cada um dos participantes.

Identifique seus entrevistados – conheça os benefícios

Vantagens de conduzir uma entrevista em grupo

Entre as principais vantagens de realizar uma entrevista colaborativa ou em grupo, estão as seguintes:

  • Permite economizar tempo para encontrar os candidatos, para que o trabalho possa ser preenchido mais rapidamente.
  • Você pode comparar os candidatos e determinar quem é o mais adequado para o cargo e quem não é.
  • Permite que você saiba como os candidatos desenvolvem interagindo com outras pessoas e trabalhando em equipe.

Leia também: A entrevista, uma das técnicas de coleta de dados

Desvantagens de conduzir uma entrevista em grupo

  • Você não tem tempo suficiente para conhecer os candidatos individualmente.
  • É possível que os participantes que dominam a entrevista se destaquem, mesmo que não possuam as habilidades necessárias para o cargo.
  • Às vezes, o entrevistador geralmente confunde os candidatos ou deixa de identificá-los no momento da análise.

Entrevistas detalhadas: obtenha informação com precisão

Dicas para entrevistadores uma entrevista em grupo 

Aqui estão algumas estratégias para você que o ajudarão no processo de sua entrevista em grupo:

Defina suas perguntas antes de entrar em uma entrevista:

Entre as perguntas mais utilizadas, o recrutamento de cabelos é o seguinte:

  • Como você se descreveria?
  • Por que você quer esse emprego?
  • O que lhe interessou sobre a nossa empresa?
  • O que você pode oferecer à empresa?
  • Como você trabalha em equipe?
  • Quais são seus objetivos?

Chame os candidatos pelo nome

Identificá-los pelo nome o ajudará a realizar facilmente a entrevista e a escrever os comentários de cada uma delas.

Dê a todos a palavra:

Permita que todos os candidatos tenham a oportunidade de responder a cada uma das suas perguntas. Para isso, você pode definir um limite de tempo por pessoa e ter a oportunidade de conhecer cada uma delas.

Grave as respostas em tempo real

A realização de uma avaliação correta dos resultados só será possível se você os registrar em tempo real. Caso contrário, você poderá perder informações valiosas que afetam os resultados.

Você pode usar um software de coleta de dados, como a QuestionPro, onde você tem todas as perguntas que deseja aplicar e responde o que os participantes dizem. No final, você pode fazer uma análise dos dados e ter um relatório automatizado das respostas.

Entrevistados: confira estas dicas e conquiste-o agora mesmo!

Dicas para entrevistados uma entrevista em grupo

Se você for participar de uma entrevista de recrutamento em grupo, temos algumas dicas para ajudá-lo a superá-la com sucesso.

  • Prepare-se com antecedência: reserve um tempo para se preparar para a entrevista, revendo as perguntas que eles podem fazer, faça uma lista de perguntas que deseja fazer, medindo seu tempo de resposta. Isso irá ajudá-lo a relaxar.
  • Aprenda a ouvir: Um ponto importante é ser um bom ouvinte. Ouça o que o entrevistador e os outros participantes têm a dizer para que, quando chegar a sua vez, responda sem repetir o que os outros disseram.
  • Conduza a conversa: isso não significa que você queira ofuscar os outros ou desmerecer o trabalho deles. Pelo contrário, inclua outros em sua resposta e não deixe de dar crédito a eles diante do entrevistador.
  • Pense em você como o candidato perfeito: mostre suas habilidades e o que o distingue das outras pessoas, mas lembre-se de sempre ser você mesmo.

Entrevista em grupo para pesquisa de mercado

Uma entrevista em grupo também é um método amplamente usado em pesquisa de mercado. O processo, também conhecido como grupo focal, consiste em reunir um grupo de pessoas que fazem parte do público-alvo para compartilhar seus comentários e iniciar uma discussão sobre um produto e serviço.

Em uma entrevista em grupo, o pesquisador tem o papel de moderador, suas perguntas são o início de um debate e seu foco está nas respostas que os clientes oferecem, e não em sua personalidade e comportamento.

Veja também: Perguntas abertas: conheça o que opina seu entrevistado

Vantagens de conduzir uma entrevista em grupo para pesquisa de mercado

Uma entrevista em grupo tem grandes vantagens. Entre eles, estão os seguintes:

  • É possível conhecer as reais necessidades do seu público-alvo.
  • Ele permite que você obtenha as melhores informações através das discussões geradas entre os participantes.
  • Os custos da pesquisa, diferentemente de outros métodos, são mais baixos.
  • É um processo que permite coletar dados qualitativos de forma eficiente e em pouco tempo.

Seja para recrutar o melhor funcionário ou para obter as melhores ideias para seus produtos e serviços, uma entrevista em grupo é uma ferramenta com grandes vantagens para sua organização.

Também recomendamos: Perguntas para uma entrevista de emprego: quais usar?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram