Perguntas para uma entrevista de emprego: quais usar?

Uma conversa entre duas pessoas em que o entrevistador faz perguntas que são respondidas por uma pessoa é chamada de entrevista. As perguntas para uma entrevista são fundamentais para a troca de informações. Geralmente, as entrevistas são bidirecionais, diferentemente do discurso em que as conversas são unidirecionais.

Idealmente, as entrevistas são conduzidas pessoalmente, mas com o avanço da tecnologia, com a ajuda de videoconferências e outras ferramentas similares, os entrevistadores agora estão conduzindo entrevistas pela Internet.

As perguntas da entrevista são avaliadas para obter informações sobre um emprego.

Perguntas para uma entrevista de emprego

No caso de uma entrevista, o entrevistador também deve estar bem preparado para fazer as perguntas apropriadas, levando em consideração que o candidato pode ou não ser selecionado para a posição desejada.

Além disso, o entrevistado deve estar extremamente preparado para responder aos vários tipos de perguntas que possam surgir ao longo do caminho.

Para julgar se um candidato é ideal ou não para um trabalho específico, o entrevistador deve ter uma lista de perguntas a serem feitas para tomar decisões informadas. Aqui estão algumas perguntas que podem ser feitas a um possível candidato a um emprego:

1. Que qualidade o torna extremamente capaz para essa posição?

Por que fazer esta pergunta? A resposta a essa pergunta deixará claro, quase imediatamente, se vale a pena contratar o candidato para o cargo atual.

2. Compartilhe conosco algumas conquistas profissionais das quais você se orgulha.

Por que fazer esta pergunta? Um candidato geralmente ficará extremamente nervoso no início de uma entrevista. Perguntas semelhantes a essas não apenas farão com que o candidato se sinta à vontade, mas também darão ao entrevistador uma ideia do que o candidato é capaz de fazer e o que as torna adequadas ou não aos requisitos.

3. Conte-nos sobre os obstáculos que você superou com sucesso ao longo de sua carreira.

Por que fazer esta pergunta? Esses tipos de perguntas para uma entrevista impactam de várias maneiras. Essa questão comportamental fornecerá detalhes sobre a credibilidade do candidato e o tipo de obstáculos que ele enfrentou. Também dão uma boa ideia de quão bem o candidato se sai sob pressão.

Embora seja muito provável que o candidato não seja completamente sincero, uma ideia vaga sobre sua competência para lidar com obstáculos pode ser entendida com esse tipo de pergunta.

4. Que etapa ou estágio profissional você gostaria de evitar no futuro?

Por que fazer esta pergunta? Essa pergunta é eficaz para entender como o candidato lidou com tarefas que não o excitaram. Dependendo da natureza da resposta, sejam situações difíceis, situações relacionadas a seus companheiros, o entrevistador pode decidir um grande número de fatores, como a capacidade de gerenciar o estresse.

Questionário de recursos humanos para funcionários

5. Qual é o seu ambiente de trabalho ideal?

Por que fazer esta pergunta? As expectativas de um candidato sobre uma cultura de trabalho podem mostrar se ele será capaz de se adaptar à cultura da organização.

Para qualquer candidato, essa é uma pergunta muito introspectiva, mas o entrevistador procura entender se o candidato será capaz de gerenciar e se esforçar continuamente para crescer em torno da cultura de trabalho da organização.

6. Conte-nos sobre o relacionamento com seus colegas, gerentes e outros funcionários da sua organização anterior.

Por que fazer esta pergunta? É importante entender se um candidato seria produtivo e feliz trabalhando com uma equipe específica. Experiências passadas podem dar ao entrevistador uma ideia de como eram as relações do candidato com seus colegas, quais eram os fatores que o incomodavam ou qual era o relacionamento que ele tinha com seus colegas ou gerentes. Alguns candidatos podem duvidar quando o entrevistador faz essa pergunta, mas certamente ajuda a obter informações sobre um indivíduo no local de trabalho.

Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

7. Por que você deixou o emprego anterior?

Por que fazer esta pergunta? Esse tipo de pergunta é muito eficaz para entender se o candidato pode permanecer na organização por um período mais longo e quais são os fatores que o levam a renunciar.

Esses tipos de perguntas, embora sejam desconfortáveis para o entrevistado, geralmente são usados para filtrar aqueles que são mais adequados para a vaga, além das perguntas sobre papéis e responsabilidades em trabalhos anteriores.

8. Honestamente, quão pontual você é com seu trabalho?

Por que fazer esta pergunta? É uma pergunta que tem respostas muito óbvias, no entanto, existem pessoas que não acreditam nisso e poderiam dizer que a pontualidade não é um fator importante.

Ouça a resposta que eles dão. Se houver uma diferença de opinião a esse respeito, um bom entrevistador saberá o que fazer.

Estratégia de redes sociais com a participação dos seus funcionários

9. Compartilhe algo que você normalmente não compartilharia em uma entrevista.

Por que fazer esta pergunta? Essa é uma pergunta de entrevista não convencional que fornece ao entrevistador informações sobre os traços ou características que o candidato normalmente não compartilha em uma entrevista formal.

10. Quão motivado com essa posição e por quê?

Por que fazer esta pergunta? Motivação ou entusiasmo no trabalho é algo que os candidatos têm intrinsecamente e não podem ser orientados. Eles podem ser treinados em habilidades relacionadas ao trabalho, mas se não forem motivados pela posição oferecida, poderão ser um contrato ruim para a empresa, o que levará a um desperdício de tempo e energia.

Recomenda-se identificar na entrevista o seu nível de motivação para ser contratado e contribuir com a organização.

Leia também: Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

Perguntas para uma entrevista de gerentes:

Aqui estão algumas perguntas a serem aplicadas às pessoas para uma posição mais gerencial:

  1. Você tem muito trabalho, mas naquele dia os membros de sua equipe estão enfrentando muitos problemas e constantemente se aproximando de você para obter conselhos. Como você lidaria com essa situação?
  2. Compartilhe uma experiência em que você teve que lidar com um membro de sua equipe que nunca concordou com nada que você fez.
  3. É possível que em algum momento você tenha estabelecido metas muito altas para sua equipe. Como você motivou cada um deles a alcançar seus objetivos?
  4. Como você atribui trabalho a cada membro da sua equipe?
  5. Deve ter havido casos em que um funcionário teve um desempenho ruim. Como você comunicou isso?

Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

Perguntas para uma entrevista ao empregador

Uma entrevista pode gerar melhores resultados quando os candidatos também têm a oportunidade de fazer algumas perguntas ao empregador. Essas perguntas não devem permitir que a resposta seja sim / não e não devem ser muito genéricas.

Aqui estão 5 bons exemplos de perguntas que você pode fazer a um empregador em uma entrevista:

1. Você poderia descrever a vaga?

Por que fazer esta pergunta?  Essa é uma boa pergunta que o candidato pode pedir para entender melhor a posição oferecida e ter uma ideia do que o espera da organização.

2. Qual é o processo de treinamento se eu for contratado?

Por que fazer esta pergunta? O treinamento é tão importante quanto ser contratado. Ser aceito na posição é apenas o começo da jornada com uma organização. O que você deve seguir é o treinamento adequado.

Um candidato deve entender se o treinamento ocorrerá durante o trabalho ou se haverá um período específico de tempo em que ele será treinado.

3. Em geral, o que você espera de uma pessoa para esse cargo?

Por que fazer esta pergunta?  Se um candidato souber o que uma organização espera dele, ele poderá se esforçar e desempenhar com base nessas expectativas após ser contratado.

4. Como é a cultura de trabalho em sua organização?

Por que fazer esta pergunta?  Essa pergunta será perfeita para entender se um indivíduo está relacionado à cultura e se ele pode se esforçar para fazer parte da organização.

5. Quando esta entrevista terminar, qual será o próximo passo?

Por que fazer esta pergunta? O entrevistador deve saber que você está interessado no trabalho. Essa é uma boa pergunta para depois que todas as outras questões forem abordadas e o candidato desejar comunicar seu interesse no trabalho.

Saiba como você pode tirar proveito do uso do software de pesquisa para uma entrevista de emprego, até fazer pesquisas f2f e automatizar esse processo. Agende uma demonstração de nossa ferramenta e conheça todas as nossas funções.

Também recomendamos: Funcionários comprometidos em gerar renda mais alta

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.