A entrevista, uma das técnicas de coleta de dados

 

Independentemente de você ser o proprietário de uma empresa, pesquisador, diretor ou designer de um produto, houve e haverá momentos em que você se perguntará o que fazer, qual é o próximo passo, como fazê-lo. Você sempre pode recorrer a algumas das técnicas de coleta de dados e à experiência que já possui ou o feedback de sua equipe de trabalho. O que muitas vezes é esquecido é justamente o feedback do cliente. Leve em conta as opiniões dos clientes e trabalhe nisso! Muitas vezes essas reclamações só são levadas em consideração quando são relatadas pelo suporte ou pela área de atendimento ao cliente. Mas, isso é suficiente para tomar uma decisão confiável?

Algumas empresas acreditam fortemente na combinação de metodologias. Como as pesquisas on-line com outras técnicas de coleta de dados para coletar informações de pessoas, como entrevistas ao vivo. Para muitos, esta é uma tarefa difícil e requer muito tempo, mas através delas você pode obter informações muito valiosas. Independentemente se fizermos entrevistas presenciais ou por telefone, podemos fazer perguntas, observar, ouvir e perceber as reações dos participantes, se eles possuem dúvidas, se estão felizes ou entediados ao responder.

Use uma das técnicas de coleta de dados, obtenha informações de seus clientes fazendo entrevistas

Classificação

Primeiro, divida seus clientes em dois grupos: clientes atuais e clientes potenciais. Converta clientes em potencial em clientes reais com o funil de conversão. Muitos de seus clientes atuais podem estar felizes com sua marca, produto ou serviço, mas eles sempre podem compartilhar algo em que você possa focar para melhorar. O mais importante é ouvir os que você considera clientes-alvo, mas que ainda não são seus clientes. Aqui você pode descobrir muitas coisas além daquelas que já conhece e obter informações que ajudarão você a construir um produto melhor. Por isso, a importância de decidir quais técnicas de coleta de dados você usará.

Perguntas e dúvidas

É muito fácil se perder em comentários de todos os tipos. As dúvidas que você pode extrair dos dados obtidos de seus clientes ajudarão você a gerar suas conversas e ter informações para agir sobre elas. O que você deve supor? Suponha que os problemas que as pessoas têm e a maneira de resolvê-los. Utilize os dados de sua pesquisa para a tomada de decisões.

Fazer uma lista de dúvidas lhe dará a base sobre quais perguntas deve realizar. Descubra respostas reais e obtenha o melhor conhecimento possível de seus clientes usando a entrevista como uma das técnicas de coleta de dados.

Agende entrevistas com seus clientes através do conhecimento das técnicas de coleta de dados

Tendo os grupos que você vai entrevistar e a sua lista de dúvidas já está preparada, é hora de agendar suas entrevistas. Você pode fazê-las por telefone ou cara a cara, dependendo do tempo e orçamento que tem disponível. Existem ferramentas para realizar entrevistas on-line, nas quais você pode compartilhar a tela e obter os mesmos resultados. Como se estivesse fazendo uma entrevista pessoalmente. Isso funciona especialmente com os clientes existentes. Aqueles que conhecem e valorizam sua marca e que você pode pedir com mais facilidade, alguns minutos do seu tempo para uma conversa. Algumas empresas, preocupadas em não ter uma resposta favorável a esse tipo de solicitação, têm um orçamento disponível. Como um tipo de incentivo para usar em qualquer uma das técnicas de coleta de dados, como as entrevistas. Veja também: Quantos entrevistados você realmente precisa para sua pesquisa?

Se você planeja enviar um email para convidar um cliente a agendar uma entrevista, leve em consideração as seguintes recomendações:

  • Use o nome do cliente
  • Utilize uma linguagem simples e amigável
  • Não esqueça de colocar todas as suas informações: nome completo e o seu cargo dentro da empresa.
  • Também inclua os dados da empresa que você representa: endereço, telefone, e-mail e outras formas de contato.

Coloque os insights de seus clientes em ação

O planejamento e o tempo que você gasta decidindo que tipo de técnicas de coleta de dados você usará leva tempo. Porém, quanto mais se preparar, melhores serão os resultados. Não esqueça de ter em mãos a lista de dúvidas que você irá esclarecer. Uma das vantagens das entrevistas ao vivo é que você pode observar as reações do cliente e fazer perguntas de acompanhamento. Isso não apenas ajudará a validar esse processo, mas abrirá seus olhos para novas ideias. Veja também: 7 dicas preciosas para criar Insights com Pesquisas

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

Vantagens de usar dados do cliente para criar conteúdo personalizado

Dicas para conquistar aos seus entrevistados

Perguntas abertas, procurando o ponto de vista do entrevistado

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.