4 estratégias para atendimento ao cliente que darão posição à sua marca

Hoje, vamos compartilhar diferentes estratégias de atendimento ao cliente que ajudarão você a melhorar sua marca, criando lealdade e atraindo novos clientes.

Os métodos de marketing mudam tão rapidamente quanto a tecnologia. Antes, o único método de marketing para as empresas era uma vitrine atraente, alguns folhetos e, se tivessem sorte, um comercial no rádio ou na televisão. Agora, quase 90% das empresas usam marketing de mídia social, algo que mal existia há uma década.

Quais são as estratégias para o atendimento ao cliente que funcionam?

A chegada da Internet de alta velocidade foi revolucionária em termos de expansão da marca e construção de uma base de clientes. Com o marketing on-line, as empresas podem colocar sua marca na frente de um público maior do que o de um comercial ou outdoor.

Aqui estão quatro estratégias de atendimento ao cliente que ajudarão você a dar a sua marca uma posição melhor.

Leia também: Plano de marketing de uma empresa: conheça os 7 componentes

Estratégia 1: faça uma pesquisa

O uso de pesquisas on-line é cada vez mais popular. Pesquisas indicam que as vantagens das pesquisas on-line são muitas e destacam-se de outros formatos. Elas também exigem atenção porque facilitam a interação, construindo um relacionamento e promovendo feedback e diálogo.

Pesquisas e questionários são eficazes, porque as informações coletadas ajudam a aguçar o foco de uma marca. O caminho para o sucesso de qualquer negócio é a satisfação do cliente; no entanto, as áreas problemáticas podem não ser tão visíveis para uma organização como para os clientes.

A capacidade de usar pesquisas para medir as experiências e pensamentos de grandes grupos de pessoas é uma das coisas mais valiosas que a internet nos oferece.

Se um grande número de respondentes listar a mesma reclamação, é um bom sinal de que seu produto de atendimento ao cliente pode precisar de alguns ajustes. Essas oportunidades de críticas construtivas devem ser consideradas um presente valioso que ajudará a melhorar.

Outra vantagem importante das pesquisas on-line é a relação custo-benefício em comparação com outros métodos de coleta de dados. Os custos de realizar uma pesquisa online são mínimos, mas as informações obtidas são muito valiosas.

Convido você a ler: Como definir metas e objetivos em uma Pesquisa de Marketing

Estratégia 2: Refine sua abordagem de mídia social

Outra estratégia para atendimento ao cliente é o uso das redes sociais. Manter a presença trará grandes benefícios. Decida qual plataforma de mídia social melhor se adapta ao que sua empresa oferece e foque nela.

Se você é um agente imobiliário ou um chef, usar o Instagram pode ser uma boa maneira de compartilhar ofertas, enquanto outras empresas podem preferir o imediatismo de plataformas como o Twitter.

As redes sociais ajudam a atrair a atenção dos usuários pela mesma razão que um restaurante limpo com bom atendimento atrai mais clientes do que um de má qualidade. As pessoas percebem e respeitam quando você dedica tempo e esforço a algo, e as redes sociais não são exceção.

Estratégia de redes sociais com a participação dos seus funcionários

Estratégia # 3: Adoptar a tecnologia móvel

As tendências projetam que o uso de dispositivos móveis será mais frequente nos próximos anos.

A tecnologia móvel é eficaz para capturar a atenção dos clientes, pois garante uma linha direta de comunicação 24/7. A televisão é apenas uma forma viável de publicidade por algumas horas por dia, enquanto o acesso ao YouTube, outras redes sociais e e-mails é feito com mais frequência.

Graças à tecnologia, você pode realizar pesquisas on-line e esquecer as pesquisas por telefone. Aproveite o fato de que as pessoas usam cada vez mais seus telefones ou dispositivos móveis para verificar seus e-mails. Assim, você terá a oportunidade de concluir as perguntas no momento desejado.

Veja também: Como alinhar seu marketing para atender às reais necessidades do cliente

Estratégia # 4: Use Vídeos

A última das estratégias para atendimento ao cliente é o uso de vídeos. Essa é uma das melhores maneiras de atrair a atenção de potenciais clientes. Você pode realizar uma demonstração ou explicar claramente um tópico ou uma promoção, em vez de usar apenas texto. No mundo atual, cheio de estímulos constantes, o marketing de vídeo oferece uma das melhores oportunidades para manter a atenção de uma pessoa de maneira genuína.

Algumas marcas até usam o uso de vídeos de reprodução automática quando o usuário entra em uma determinada página da web.

É importante que você nunca esqueça essas estratégias de atendimento ao cliente. O mercado on-line ajudará você a aumentar seus clientes. Só tome cuidado para cumprir o que prometeu, pois críticas negativas podem crescer mais com a internet.

Também recomendamos:

Estratégias tradicionais de marketing para a era digital

Marketing e experiência do cliente: qual a relação?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.