Pesquisa de mercado automotivo: saiba como medir a satisfação do cliente

Quando falamos em pesquisa de mercado automotivo, a maioria das pessoas pensa na busca de ofertas e oportunidades para comprar um veículo novo. Mas nesse contexto, estamos falando da pesquisa de satisfação do cliente, considerado um estudo fundamental para melhorar o atendimento e aumentar as vendas do seu negócio.

 

Por que investir em uma pesquisa de satisfação no setor automotivo?

Através da pesquisa de satisfação, sua empresa pode descobrir a percepção dos clientes em relação aos seus produtos e serviços. Assim, você consegue entender como a experiência do cliente está favorecendo o seu negócio. 

E mais importante: sua empresa descobre quais aspectos dos produtos e serviços precisam ser modificados para melhorar para aumentar a retenção de consumidores e até converter curiosos ou compradores ocasionais em clientes fiéis.

Esse tipo de pesquisa é tão importante que faz parte de um conjunto de métricas que tem sido mais utilizado pelas empresas: o Customer Experience (CX) ou experiência do cliente. Quem não conhece esse conceito, pode acreditar que o CX ou a própria pesquisa de satisfação só deve ser aplicada em setores específicos, como e-commerce e franchising (franquia). Porém, a verdade é que esses estudos podem ser aplicados em qualquer setor, incluindo o automobilístico. Aliás, é importante lembrar que a pesquisa de mercado automotivo criada por empresas garante uma série de vantagens e pode ser aplicada com diferentes finalidades.

 

6 tipos de empresas do setor automobilístico que devem investir na pesquisa de mercado automotivo

Para te ajudar a entender onde a pesquisa de satisfação pode ser aplicada no setor automotivo, selecionamos 6 tipos de empresas com nichos diferentes de mercado que devem investir nesse estudo para entender seus consumidores e aumentar suas vendas.

São elas:

  1. Montadoras de veículos;
  2. Concessionárias;
  3. Revendedores de veículos;
  4. Oficinas mecânicas;
  5. Lojas de peças para motos, carros e/ou caminhões;
  6. E-commerce ligado ao setor automotivo.

 

6 vantagens de criar uma pesquisa de mercado automotivo

Ao criar um questionário sobre carros e investir no estudo sobre a experiência dos seus clientes, sua empresa vai obter os seguintes benefícios:

  1. Facilidade na identificação de falhas de produtos ou de atendimento;
  2. Melhora no atendimento ao consumidor;
  3. Acesso a dados que permitem o aperfeiçoamento das técnicas de venda;
  4. Melhora no suporte pós-venda;
  5. Fidelização dos clientes;
  6. Aumenta o número de vendas e a rentabilidade da empresa.

 

Como fazer uma pesquisa automotiva?

Uma pesquisa de satisfação do cliente exige a coleta de dados concretos e reais sobre a experiência do cliente. Por isso, a realização de uma pesquisa automotiva depende da aplicação de um questionário, que deve avaliar todos os aspectos importantes para que o consumidor compre com a sua empresa. Mas esse questionário deve ser elaborado com cuidado para que não se torne muito cansativo para o respondente e, ao mesmo tempo, para que a pesquisa responda todas as dúvidas da empresa.

É importante seguir as dicas abaixo:

 

  • Apresente os objetivos da sua pesquisa

Muitos consumidores não vão responder a pesquisa sem saber do que ela trata. Por isso, antes de aplicar o questionário, apresente uma pequena introdução explicando quais são os objetivos da pesquisa. Isso aumenta as chances das pessoas responderem as questões de forma voluntária e ainda ajuda a mostrar que sua empresa se importa com a opinião do consumidor.

 

  • Faça perguntas simples e objetivos

Esqueça as perguntas técnicas ou muito longas. Um bom questionário deve ser composto por questões simples, curtas, objetivas e fáceis de entender. Vale lembrar que nem todos os clientes têm amplo conhecimento sobre o universo automobilístico. Portanto, use uma linguagem simples, sem palavras rebuscadas, para que o questionário seja de fácil interpretação.

Para isso, sua pesquisa pode conter perguntas como: “Como você avalia os serviços da oficina?” ou “Com que frequência você faz a revisão do carro?”

 

  • Ofereça respostas com escala de avaliação

Troque as perguntas com respostas abertas por perguntas NPS (Net Promoter Score) ou Escala Likert, entre outras formas de avaliação simplificada. Assim, o cliente consegue responder a pesquisa com mais facilidade. Além disso, as respostas podem ser transformadas em gráficos e tabelas, facilitando sua análise.

 



 

Quando criar uma pesquisa de mercado automotivo?

Além de entender o que é e como criar uma pesquisa de mercado automotivo na sua empresa, você também precisa saber quando aplicar esse tipo de questionário para favorecer seu negócio. Por isso, listamos abaixo em quais situações a aplicação dessa pesquisa é essencial para a melhoria dos produtos e serviços da sua empresa.

 

Ajustes no atendimento ao cliente

A partir dos dados coletados com essa pesquisa, os gestores da empresa conseguem identificar tanto os problemas, quanto os diferenciais positivos do processo de venda. Por isso, sempre que você perceber que seu negócio precisa fazer melhorias no atendimento ao cliente, é importante recorrer a esse tipo de pesquisa. Assim, fica muito mais fácil entender o que precisa ser alterado e traçar estratégias para melhorar esse atendimento. 

Treinamento de colaboradores

Qualquer ajuste no atendimento ao cliente também exige mudanças no treinamento dos funcionários e nas técnicas de venda aplicadas neste processo. Além disso, essa pesquisa também revela se o time de colaboradores tem o conhecimento e a experiência adequada para solucionar os problemas dos clientes. Por esse motivo, os resultados da pesquisa de satisfação também são importantes para definir o que falta na conduta e formação dos colaboradores e que tipo de treinamento sua empresa pode fornecer para suprir essas necessidades.

 

Expansão e melhoria do catálogo de produtos e serviços

Antes de investir na fabricação ou compra de novas linhas de produto, bem como na oferta de serviços para a sua empresa, é importante entender o que o mercado precisa. Dessa forma, os gestores conseguem fazer escolhas mais assertivas sobre lançamentos, ofertas, contratação ou desligamento de funcionários, retirada de produtos e serviços do catálogo, entre outras decisões. Como essas escolhas podem ter um grande impacto no orçamento do seu negócio, a forma mais fácil de tomar as decisões certas é consultar os resultados de uma pesquisa de mercado bem feita. 

A BMW Mini é uma das empresas que investem nesse tipo de estudo para tomar decisões estratégicas de forma rápida e eficaz. A gigante do setor automotivo investiu num software de pesquisa online da QuestionPro para investigar o mercado e utilizar essas informações para otimizar seus projetos. 

Mesmo que sua empresa não seja do mesmo porte que a BMW, ela ainda pode utilizar um software avançado de pesquisa para facilitar a criação e a aplicação de questionários sobre carros. Com esse recurso, entender seus clientes e melhorar seus serviços fica muito mais fácil!

 

pesquisa de satisfação cx com o software da questionpro