Pesquisas online são seguras? Descubra aqui as principais informações

As dúvidas sobre a confiabilidade das pesquisas online sempre existiram. Um dos pontos por que muitos duvidam que as pesquisas online são seguras são porque elas são feitas pela internet. Outro ponto é que se diz que as pessoas que respondem a esses tipos de pesquisas nem sempre respondem com a verdade.

Então, as pesquisas online são seguras? São confiáveis? São uma melhor opção do que as pesquisas de papel ou entrevistas por telefone ou pessoalmente? 

Razões pelas quais as pesquisas online são seguras

Existem várias características que distinguem as pesquisas online e as tornam uma excelente opção nesta era tecnológica em que vivemos. Uma das suas maiores vantagens é o aspecto econômico. Nenhum outro tipo de técnica de pesquisa é tão acessível quanto pesquisas online. Sem papel, sem necessitar enviar um exército de pesquisadores para alcançar mais lugares, ou investir em material ou equipamento de suporte, como gravadores, câmeras, etc. Sem dúvida, uma excelente opção para pequenas e grandes empresas realizarem suas pesquisas de mercado. Promover pesquisa de mercado e inovação por meio de um painel on-line

As pesquisas online são seguras, já que podem ser feitas até naqueles lugares onde não há acesso à Internet. Como isso pode ser feito? Embora existam comunidades remotas que não possuem esse serviço, através da aplicação de pesquisas offline da QuestionPro, você pode realizar suas pesquisas e baixar seus resultados quando tiver uma rede Wi-Fi. Saiba mais sobre. Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet

Outro ponto a favor das pesquisas online é que a maioria das pessoas jogam fora os questionários que recebem sem pensar duas vezes. E, poucas atendem a um chamada de marketing enquanto comem em casa. Da mesma forma, fazer com que as pessoas passem 10 minutos em uma entrevista cara a cara é bastante difícil.

Hoje, as pesquisas online são seguras, são mais confiáveis e facilitam qualquer tipo de investigação. Além disso, as pessoas gostam de respeitar a sua privacidade e tempo. E, quando fazem pesquisas online, se brinda o respeito que estão procurando.

Confie nas pesquisas online!

Existem comentários de que as pesquisas online atingem apenas uma determinada população ou segmento de mercado. Essa população é majoritariamente urbana, estudantes ou profissionais.

Para quem quer alcançar esse grupo, as pesquisas online não são apenas uma opção, mas são, de longe, o método de pesquisa mais eficaz. E não é só porque esse grupo tem acesso à Internet, mas também porque as pesquisas online se encaixam melhor em seu estilo de vida e atitude. Veja: Pesquisas para adolescentes, saiba como e quando utilizá-las

Por que fazer pesquisas online? Por exemplo, as pesquisas online podem ser respondidas durante as pausas de trabalho ou à noite, quando os estudantes e profissionais geralmente navegam na web. Para a maioria das empresas, esse mercado é um segmento muito importante. E como o número de pessoas com acesso à Internet continua a crescer, a importância das pesquisas online também aumentará. Também recomendamos: Pesquisas web, o que são?

Algumas outras razões pelas quais as pesquisas online são seguras

  • As pesquisas on-line economizam tempo: Várias das etapas necessárias para projetar, criar, enviar, processar e analisar foram automatizadas. Em geral, se requer menos tempo também para concluir uma pesquisa. Isso ocorre porque as pessoas podem respondê-las onde e quando quiserem, o que aumenta a taxa de resposta.
  • Pesquisas on-line fornecem acesso a segmentos específicos do mercado:São ideais para alcançar pessoas que compartilham interesses específicos, mas que estão geograficamente dispersos.
  • As pesquisas on-line promovem a honestidade: Por exemplo, as pessoas acham que o fato de a pesquisa ser online são mais seguras por causa do anonimato, e isso lhes dá a confiança para responder o que realmente pensam. Descubra os insights de seus clientes fazendo pesquisas on-line. Veja: 7 dicas preciosas para criar Insights com Pesquisas

Recomendações ao fazer pesquisas online

A primeira coisa é definir o objetivo da pesquisa e o segmento de mercado ou população que você deseja abordar. Pesquisas de negócios, por exemplo, diferentemente das pesquisas de opinião política, têm melhores resultados online, em parte porque geralmente são voltadas para clientes (potenciais) e não para toda a população.

É provável que você pense duas vezes antes de realizar uma pesquisa on-line em um segmento da sociedade principalmente rural ou de idosos. Mas, como mencionamos, você pode fazer pesquisas móveis sem ter acesso à Internet. Veja também: Três chaves para alcançar pesquisas móveis eficazes

Lembre-se também que outro elemento que você deve considerar para se certificar de que as pesquisas online são seguras é o tamanho da amostra, como ela foi realizada e como os resultados foram analisados.

Com a QuestionPro, as pesquisas on-line são seguras. Verifique com nossos consultores online sobre nossas diversas ferramentas. Obtenha os insights que você precisa para sua próxima investigação.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.