Determine uma amostra para pesquisas ideal

Uma pesquisa de qualidade exige uma amostra para pesquisas de qualidade. Simples assim.

Afinal, qual é a finalidade de investir tanto tempo e atenção planejando uma investigação se os dados coletados não serão de qualidade?


 

O que é uma amostra para pesquisas?

Amostra é um grupo de pessoas que representa uma população. Por exemplo, se você está aplicando uma pesquisa em uma cidade, esse grupo – a amostra – deve conter pessoas que represente todas as outras. 

Para ter sucesso em suas pesquisas online, é necessário fazer estimativas confiáveis ​​e eficientes examinando uma amostra cuidadosamente construída de uma população.

O primeiro passo, é determinar o método que você vai utilizar para coletar os dados, pois isso interfere no tipo e número de respondentes. Você busca dados quantitativos ou dados qualitativos? Uma pesquisa qualitativa necessita menos respondentes, porém que possam disponibilizar respostas de maior qualidade. Já uma pesquisa quantitativa é o contrário, importa mais o número de respondentes do que suas qualidades individuais.

Pesquisas qualitativas e quantitativas: saiba qual aplicar.

 

O segundo passo para escolher a amostragem apropriada, é definir o público alvo para entender o tipo de amostra que você precisa.

Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa.

 

O terceiro passo é definir o tamanho da amostra, ou seja, quantas pessoas você precisa que respondam a pesquisa para que os dados sejam coerentes. Se a população for muito grande, você necessitará uma amostra maior para conseguir informações mais corretas.

 

Definindo o tipo da amostra

Os tipos de amostra podem ser uma aleatória simples de unidades populacionais ou altamente complexas, envolvendo múltiplos estágios ou níveis de seleção.

Uma amostra bem projetada é caracterizada pelo fato de que todas as unidades do público alvo têm uma probabilidade conhecida de serem incluídas.

O projeto da amostra é descrito em detalhes suficientes para permitir um cálculo preciso. Essas características tornam cientificamente válido extrair inferências dos resultados da amostra para toda a população que representa a amostra.

Um elemento importante na concepção e seleção da amostra é a definição da fonte a partir da qual uma amostra pode ser escolhida. Essa fonte, chamada de quadro de amostragem é uma lista, como uma lista de unidades habitacionais de uma cidade ou uma lista de alunos de uma universidade.

A base de amostragem também pode consistir em áreas geográficas com limites naturais ou artificiais bem definidos, quando não houver uma lista adequada do público alvo. A qualidade da amostra para pesquisa, atualizada ou completa, nos ajudará a garantir uma cobertura adequada da população desejada.

Se necessitar de ajuda, a QuestionPro pode ajudar a segmentar sua amostra para pesquisas, conte conosco e visite nosso painel de respondentes para obter mais informações.

 

Definindo o tamanho da amostra

Idealmente, o tamanho da amostra escolhido para uma pesquisa deve ser baseado na confiabilidade das estimativas finais. Na prática, é feita uma troca entre o tamanho ideal da amostra e o custo esperado da pesquisa.

formula

A fórmula usada para realizar o cálculo é a seguinte:

Onde,

n = tamanho da amostra da população a ser obtida

N = tamanho da população total

σ = desvio padrão da população

Z = nível de confiança

e = margem de erro

 

Te pareceu complicado? Não se preocupe! Utilize a calculadora gratuita da QuestionPro:

 Calculadora de amostra QuestionPro

 

Entenda o que são os esses valores:

Nível de confiança – é 95% por padrão. É o nível de certeza que você tem de que determinadas respostas serão escolhidas. Ainda que a mesma pesquisa seja aplicada em amostras diferentes, existe a probabilidade de 95% de que escolherão as mesmas respostas.

Margem de erro/Intervalo de confiança – Define o intervalo de variação. Por exemplo: em uma pesquisa de satisfação aplicada em 1000 pessoas, 80% afirmam estar satisfeitos. Com a margem de erro de 5%, significa que o número real de pessoas satisfeitas varia entre 75% e 85%. Uma margem de erro maior gera um grau de confiança menor e vice-versa.

População – O número de total de pessoas do parâmetro a ser investigado. Por exemplo: a população de uma cidade, todos os funcionários de uma empresa.

 

Cuidados no processo de seleção de amostra para pesquisas

Evite a manipulação da escolha para que não haja interferência nos resultados. Isso ocorre quando a seleção é consciente ou inconscientemente influenciado pela escolha humana.

Conduza pesquisas eficazes! A amostragem deve cobrir adequadamente o público alvo que, por sua vez, necessita levar a pesquisa a sério. Em muitos casos, recompensas são oferecidas para que respondam seriamente até o final.

 


 

Agora que você sabe como determinar uma boa amostra para pesquisas, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração