Como conduzir pesquisas de vulnerabilidade social?

Saber como conduzir pesquisas de vulnerabilidade social é importante para entender o comportamento das pessoas e sociedades. Esse tipo de pesquisa nos permite projetar produtos ou serviços que se adaptam às diversas necessidades das pessoas. A pesquisa de classificação social compreende diferentes grupos socioeconômicos, que pertencem a diferentes partes de um lugar, que vivem e pensam de maneira diferente. Vários aspectos do comportamento humano devem ser abordados para entender seus pensamentos e comentários sobre o mundo ao seu redor. Tudo isso pode ser conhecido através da pesquisa social. 

A pesquisa social é realizada seguindo um plano de ação sistemático que inclui métodos de observação qualitativa e observação quantitativa

  • Os métodos qualitativos baseiam-se na comunicação direta com os membros de um mercado na observação e na análise de texto. Os resultados desse método se concentram mais em ser preciso do que em generalizar toda a população.
  • Métodos quantitativos usam técnicas de análise estatística para avaliar os dados coletados por meio de pesquisas ou questionários.

A pesquisa de classificaçāo social contém elementos desses dois métodos que servem para analisar uma gama diferente de eventos sociais. Como uma investigação de locais históricos, censos do país, classificação social, análises detalhadas de pesquisas realizadas. Para entender as razões para o aumento de relatos de abuso sexual no país, etc.

Saiba também: 7 dicas preciosas para criar Insights com Pesquisas

Tipos de pesquisa social

Existem quatro tipos principais de pesquisa social: pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, pesquisa primária e pesquisa secundária.

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa é definida como um método para coletar dados através de debates abertos e conversacionais. Existem cinco métodos principais para realizar pesquisa qualitativa: pesquisa etnográfica, grupos focais, entrevistas individuais, análise de conteúdo e pesquisa de estudo de caso.

Geralmente, os participantes não são retirados do ambiente em que são encontrados para realizar a coleta de dados e os dados são coletados em tempo real. De fato, os pesquisadores contam com vários métodos para coletar dados qualitativos de problemas complexos.

Método de pesquisa qualitativa – saiba as características que o distingue

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa é uma fonte extremamente informativa de coleta de dados; e é realizada por meio de pesquisas e questionários.

Os dados coletados podem ser analisados ​​para chegar a conclusões com resultados numéricos ou estatísticos. Existem quatro métodos diferentes de pesquisa quantitativa: pesquisa correlacional, pesquisa causal comparativa e pesquisa experimental.

Essa pesquisa é realizada em uma amostra representativa do mercado-alvo e, geralmente, utiliza perguntas fechadas para obter informações. Além disso, os dados são representados em tabelas gráficas, etc.

Leia também: Características da pesquisa quantitativa

Primária e secundária

Pesquisa primária: a pesquisa primária é conduzida pelos próprios pesquisadores. Há uma lista de perguntas que devem ser feitas e personalizadas de acordo com o mercado-alvo.

Essas perguntas são normalmente enviadas aos participantes por meio de pesquisas ou questionários, para que a análise seja conveniente para o pesquisador. Como os dados são coletados em primeira mão, não são altamente precisos.

Pesquisa secundária: a pesquisa secundária é um método em que organizações de pesquisa ou especialistas em marketing já coletaram informações.

Jornais, comunidades on-line, relatórios, etc; são alguns métodos que se enquadram na categoria de métodos de coleta de dados para uma investigação secundária. Depois que o tópico de fontes de pesquisa é identificado, um pesquisador pode coletar as informações disponíveis e, em seguida, abranger em pesquisas secundárias.

Com os resultados, o pesquisador pode combinar todas as informações e analisá-las para chegar a conclusões.

Métodos

Pesquisa

Uma pesquisa é realizada enviando um conjunto de perguntas pré-determinadas para uma amostra de indivíduos de um mercado-alvo. Isso leva à coleta de informações e comentários de pessoas pertencentes a diferentes origens, grupos étnicos, etc.

As pesquisas podem ser feitas on-line ou de maneira off-line. Devido aos avanços tecnológicos e seu alcance, houve um aumento no número de pessoas que dependem de software de pesquisa on-line para realizar essas investigações.

Existem vários tipos de pesquisa social: longitudinal, transversal e correlacional.

Pesquisas de pesquisa social longitudinais e transversais são métodos observacionais, enquanto a pesquisa social correlacional é um método de pesquisa não experimental.

Da mesma forma, pesquisas de pesquisa longitudinais são realizadas com a mesma amostra ao longo do tempo, enquanto pesquisas transversais são realizadas com amostras diferentes.

Conheça a Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Experimentos

Pesquisadores conduzem uma investigação experimental para observar a mudança em uma variável sobre a outra, isto é, estabelecer a causa e os efeitos de uma variável.

Ao fazer um experimento, há uma teoria que precisa ser testada ou refutada por observação cuidadosa e análise cuidadosa. Um experimento eficiente consegue construir uma relação de causa e efeito ao testar, rejeitar ou negar uma teoria. Os pesquisadores preferem experimentos de laboratório e experimentos de campo.

Entrevistas

A técnica de obter opiniões e comentários, fazendo perguntas selecionadas face a face, através de meios telefônicos ou on-line, é chamada de pesquisa por entrevistas.

Há entrevistas formais e informa. As entrevistas formais são aquelas organizadas pelo pesquisador com perguntas estruturadas abertas; enquanto as entrevistas informais são aquelas que mais se parecem com conversas com os participantes e também se concentram apenas em reunir o máximo de informações possível.

A entrevista, uma das técnicas de coleta de dados

Observação

Na pesquisa observacional, espera-se que um pesquisador participe da vida cotidiana de todos os participantes para compreender sua rotina, suas habilidades de tomada de decisão, sua capacidade de lidar com a pressão e seus gostos em geral.

Esses fatores e as observações registradas são tomadas para decidir fatores, como por exemplo se ocorresse uma mudança na lei. Isso afetaria o estilo de vida das pessoas. 

Lembre-se que com a QuestionPro você pode criar sua própria pesquisa  e coletar os dados necessários para o seu projeto.

Tipo de pesquisas de vulnerabilidade social

As pesquisas de vulnerabilidade social podem abordar vários tópicos, por exemplo:

Pesquisas de saúde

Esse tipo de questionário permite saber se as pessoas têm acesso a serviços de saúde gratuitos, atendimento médico especializado, medicamentos. Além disso, você pode conhecer informações como o tipo de doenças que ocorrem com frequência em áreas vulneráveis, sobre controle de natalidade, doenças sexualmente transmissíveis e as informações ou cuidados que eles têm sobre sua condição.

Exemplos de perguntas relacionadas ao setor de saúde:

  • Quantas vezes você foi ao médico no último ano?
  • Você sofre de alguma doença crônica?
  • Você tem acesso a medicamentos relacionados à doença que possui?
  • Os medicamentos são gratuitos?
  • Você conhece doenças sexualmente transmissíveis?
  • Você tem alguma doença sexualmente transmissível?
  • Usa algum método contraceptivo?
  • Os médicos estão tratando você adequadamente?

Pesquisas educacionais

Com essa ferramenta, os pesquisadores podem coletar dados sobre o nível de escolaridade da maioria da população, quantas pessoas conseguem se formar, se a aprendizagem estiver de acordo com o nível escolar, o nível de evasão, etc.

Exemplos de perguntas relacionadas à educação:

  • Qual é o último nível de escolaridade que você alcançou?
  • Quais são as razões pelas quais você abandonou a escola?
  • Você tem acesso a material escolar gratuito?
  • Sua escola tem um professor para cada sala de aula?
  • Em média, quantos alunos cada grupo tem?
  • A sua escola possui móveis para cada aluno?
  • A sua escola possui eletricidade e água corrente?
  • De 1 a 10, quão seguro você se sente na escola?
  • De 1 a 10, quão limpa é a sua escola?

Pesquisas de renda

A pesquisa socioeconômica revela o nível de renda das famílias, o número de pessoas que compõem uma família e quantas contribuem com parte de seu salário. Além disso, serve para conhecer a média de domicílios que têm acesso à internet, televisão a cabo, água quente, veículo particular, etc.

Exemplos de perguntas relacionadas a renda para uma pesquisa de vulnerabilidade social:

  • Quanto é o salário que você recebe por mês?
  • Quantas pessoas trabalham em sua casa?
  • Quantas pessoas vivem em sua casa?
  • Quantas pessoas ajudam a cobrir as despesas domésticas?
  • Quantos quartos você tem na sua casa?
  • Você tem casa própria?

Pesquisas de acesso ao serviço público

Esse tipo de pesquisa nos permite saber se setores vulneráveis têm acesso a serviços como eletricidade, água potável, transporte público, qualidade das ruas, iluminação pública etc.

Exemplos de perguntas relacionadas a serviços públicos:

  • Sua rua possui iluminação pública?
  • Todas as casas da sua rua têm serviço de eletricidade?
  • Durante este ano, quantas vezes você ficou sem eletricidade?
  • Durante este ano, quantas vezes você ficou sem água potável?
  • Sua rua é pavimentada?
  • O seu bairro possui serviço de transporte público?
  • Quanto tempo leva para você esperar pelo transporte público?
  • Você está seguro no seu bairro?
  • Você tem segurança policial no seu bairro?
  • Durante o último mês, ocorreram problemas como assaltos, ações judiciais de rua, venda de produtos ilegais no seu bairro?

Pesquisa social: conheça suas principais características

Dicas para conduzir pesquisas de vulnerabilidade social

Se você está prestes a realizar pesquisas de vulnerabilidade social, temos algumas dicas para você aplicar:

Muitas das áreas em que a pesquisa é realizada não possuem serviço de internet. No entanto, com a QuestionPro, você pode realizar uma pesquisa offline que permite que os participantes respondam sua pesquisa on-line, mesmo que você esteja offline, e faça o download dos dados coletados.

Faça perguntas simples que possam ser entendidas por todos os envolvidos na pesquisa. Palavras simples podem ajudar você a entender e responder com mais facilidade.

Faça as pessoas se sentirem seguras, respondendo à sua pesquisa de vulnerabilidade social. Geralmente, as pessoas se sentem confiantes ao responder quando têm um relacionamento com o entrevistador, antes de realizar a pesquisa, se apresentar e discutir o objetivo de sua pesquisa. Um fator importante pode ser o fato de aplicar uma pesquisa anônima.

Dê à investigação o acompanhamento necessário. Lembre-se de que o processo pode levar tempo. Ao conduzir pesquisas de vulnerabilidade social, pode ser necessário conhecer o processo de mudança que o setor enfrenta, após a investigação. Para isso, recomendamos o uso de um estudo longitudinal, pois permitirá coletar informações sobre as mesmas pessoas por um longo período de tempo.

Esteja preparado para enfrentar a situação que pode surgir durante o estudo de campo. Pode ser necessário entrar em áreas excluídas e sem acesso a muitos dos serviços básicos. É por isso que você deve se preparar com as ferramentas de suporte apropriadas e com a capacidade física e emocional para resolver os conflitos que surgem no processo.

Vantagens de conduzir pesquisas de vulnerabilidade social

As vantagens mais importantes de conduzir pesquisas de vulnerabilidade social são:

  • Permitem a criação de programas que beneficiem setores socialmente isolados.
  • Oferecem informações sobre diferentes aspectos que podem melhorar a economia e a qualidade de vida das pessoas.
  • Melhorar a infraestrutura e os serviços públicos para setores vulneráveis.
  • Criar programas para melhorar o atendimento ao paciente e o acesso a medicamentos.

Pesquisas de vulnerabilidade social são a ferramenta apropriada para ajudar setores isolados a criar oportunidades que facilitam seu desenvolvimento.

Também recomendamos: Questionário de comunicação social ou autismo: Definição e aplicações

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.