Descubra os benefícios de conduzir um estudo conjunto

O estudo conjunto é um método usado para apresentar aos entrevistados várias opções de produtos com características e preços variáveis. Entre os benefícios de um estudo conjunto está que, observando e analisando as respostas fornecidas, você pode concluir quais recursos ou preços direcionam as preferências do cliente no mercado.

É um método de pesquisa quantitativa que serve para obter feedback do cliente sobre um produto ou serviço. Se têm acesso a detalhes importantes, com os quais obtém opiniões sobre coisas que você, como empresa, pode não ver naturalmente.

Exemplo

Um fabricante de automóveis que busca entender se o custo dos carros é justificado de acordo com as características oferecidas, pode realizar um estudo conjunto. E, isso fornecerá informações sobre quão competitivas são suas características. Se são apropriadas ao custo e se atendem aos padrões do mercado.

Os clientes não apenas revelam nesse tipo de estudo o que esperam da organização no futuro, em termos de recursos e produtos. Mas, também divulgam suas percepções atuais sobre os produtos e suas características.

A realização de um estudo conjunto pode ser difícil de executar e analisar, devido ao alto nível de tecnicismo envolvido nas medições; especialmente se uma análise conjunta em grande escala for realizada.

Leia também: Como fazer um mapa da experiência do cliente?

Com a coleta e análise de dados automáticos e em tempo real oferecidos por pesquisas on-line, a tomada de decisões no nível organizacional se torna cada vez mais fácil. Quem decide se as características justificam o custo do produto ou as preferências do usuário, pode tomar uma decisão melhor; graças aos resultados que um estudo conjunto oferece.

Devido ao alto nível de complexidade envolvido no estudo conjunto, a QuestionPro ajuda você a implementá-lo.

Tudo sobre pesquisas de estudo conjunto

Métodos de pesquisa complexos, como o estudo conjunto são cada vez mais comuns. Se trata de um método que analisa a popularidade e aceitação de um produto ou serviço ou até mesmo a comercialização deles.

Quando novos produtos, funções ou serviços são desenvolvidos, é muito importante conhecer a preferência do cliente ou a comparação de preços segundo o cliente; em comparação com o restante dos produtos similares no mercado. Esses resultados podem ser classificados no momento da realização de um estudo conjunto; obtendo, assim, insights específicos em relação ao que você está procurando.

Usos da análise conjunta: conheça quais são e aplique

Existem três fases distintas no método de pesquisa de um estudo conjunto: coleta de dados, análise de resultados e tomada de decisões ou medidas.

Coleta de dados

Esse é o estágio principal. Você deve enviar uma pesquisa para todos os usuários-alvo. E, graças a essa pesquisa poderá realizar a coleta de informações do usuário para ter uma ideia das suas opiniões sobre um produto ou característica de um produto atual ou potencial. Esses dados devem ser analisados e aplicados ao produto.

Análise dos resultados

É necessário analisar cuidadosamente os dados coletados para entender a mentalidade dos entrevistado. E, também enquadrar os elementos, nos quais uma organização deve agir. Faça uma análise de dados correta. Tenha como foco que os resultados possam ser usados para projetar uma estratégia referente aos seus produtos ou aspectos de marketing.

Veja também: Plano de pesquisa: crie um e obtenha melhores resultados

Tomada de decisão

O importante sobre o estudo conjunto e sua finalidade são as decisões ou ações tomadas com base nos resultados obtidos na pesquisa. Essas ações podem ser tão simples quanto aumentar ou diminuir o custo de um produto; e podem se tornar tão difíceis quanto descartar um produto do mercado, etc.

O que é um estudo transversal?

Benefícios do estudo conjunto

  • O estudo conjunto é geralmente usado para dividir uma porção maior do mercado alvo em partes menores. Isso torna a qualificação e a comercialização de um produto fácil; devido às listas filtradas criadas a partir da lista principal.
  • É o meio perfeito para os entrevistados darem sua opinião sobre mais de um atributo de um produto ou serviço, ou qualquer uma de suas características.
  • É uma plataforma para analisar as respostas no nível individual.
  • Uma maneira fácil de conhecer opiniões sobre aspectos como preço e recursos antes de lançar um novo produto.
  • É um método eficaz para fazer uma análise competitiva.
  • Uma ferramenta vital para entender o valor da marca. Também para compreender como a participação no mercado é afetada ou beneficiada por vários fatores, como preços, etc.

Análise e interpretação dos resultados de pesquisa: como fazer?

Se você quiser realizar um estudo conjunto, lembre-se de que temos as ferramentas para isso. Verifique com nossos consultores on-line e agende uma demonstração.

Também recomendamos: O que é o modelo de análise conjunta ou multi-atributo?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.