Qual é o método Kaizen?

O Método Kaizen, também conhecido como “método de melhoria contínua”, foi criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial, para estar ao nível das potências ocidentais na esfera econômica.

Esta ferramenta é baseada em melhorias graduais, isto é, em vez de fazer uma mudança radical, são realizadas pequenas ações que são executadas de uma maneira ordenada todos os dias e que permitem que elas saiam da zona de conforto. convido você a ler: O que são pesquisas organizacionais?

O Método Kaizen é muito popular no nível do negócio, pois tem uma filosofia de inclusão que permite que todos os membros da organização estejam envolvidos no processo de desenvolvimento, o que se traduz em maior desempenho e produtividade.

Esse processo de melhoria, além de ser realizado em pequenos passos, caracteriza-se por ter um custo mínimo e as ações para desenvolver o plano são executadas instantaneamente. O ciclo é conhecido como: planejar, aplicar, verificar e executar e consiste em:

  • Defina os objetivos de forma clara e verificável.
  • Analise a situação atual e crie um plano de melhoria.
  • Aplique as alterações.
  • Revise e implemente as correções necessárias.
  • Crie um relatório com os resultados e estabeleça os pontos que devem ser seguidos.

5S Técnica do Método Kaizen

Uma das técnicas mais importantes do método Kaizen é o “Five S”, que consiste em palavras japonesas que oferecem um passo a passo ordenado para implementar esta disciplina:

  • Seiri: O primeiro passo do Método Kaizen, também é conhecido como “descartar”. Consiste em identificar os fatores necessários para a produção e aqueles que não são necessários no processo.
  • Seiton: Este passo que significa organização, sugere a criação de uma lista com os fatores do passo anterior com o objetivo de organizá-los para facilitar sua busca.
  • Seiso: Este passo conhecido como identificação, é o mais importante de todo o processo, pois consiste em reconhecer o problema dentro do processo para poder resolvê-lo.
  • Seiketsu: Conhecida como padronização, consiste em utilizar as ferramentas oferecidas pela organização para otimizar os resultados anteriores e acompanhar as melhorias permanentemente.
  • Shitsuke: o último passo nesta técnica do Método Kaizen é a disciplina. O objetivo é tornar o método e as técnicas dos “cinco S” um hábito. Veja também: Métodos de coleta de dados qualitativos

Benefícios do Método Kaizen

O método Kaizen possui múltiplas vantagens, como:

  • Eficácia das habilidades dos funcionários e eliminar os elementos que não favorecem o processo. Você pode criar uma pesquisa para funcionários e identificar os pontos fortes e fracos de sua força de trabalho.
  • Ao iniciar o processo de motivação e mantê-lo, os níveis de satisfação aumentam.
    Os funcionários estão mais comprometidos em cumprir as metas estabelecidas pela organização
  • Os níveis de retenção de funcionários aumentam devido à satisfação que sentem quando realizam seu trabalho.
  • A empresa se torna mais competitiva graças ao fato de que as atividades são realizadas de forma eficiente, a produção de produtos de qualidade é alcançada com menor custo.
  • Melhore o atendimento ao cliente, à medida que eles obtêm melhores serviços e melhores produtos.
  • Os funcionários são treinados para resolver problemas de forma eficaz e aprender a trabalhar em equipe.

Implementação do Método Kaizen

O método Kaizen deve ser aplicado a todos os funcionários de uma organização de uma forma geral, trabalhando apenas como uma equipe na mesma direção, eles atingirão seus objetivos. Além disso, a empresa deve realizar o processo, perguntando continuamente sobre o estado atual da empresa, pessoalmente avaliar a situação e orientar as pessoas nele. Saiba também: Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet

Para implementar o Método Kaizen, é necessário seguir estes fatores-chave:

  1. Padronização: Trata-se, essencialmente, da aplicação do processo de forma segura e fácil, para que os colaboradores possam fazê-lo de forma produtiva e garantir que ofereçam um serviço de qualidade que atenda às expectativas do cliente.
  2. Gestão Interna: Este fator refere-se aos “cinco S”, o que significa organizar e ter melhores resultados através da motivação.
  3. Eliminar desperdício: Todas as atividades que não incluem valor agregado devem ser descartadas.

O nível de competição aumenta a cada dia graças ao progresso tecnológico. Portanto, as empresas precisam aumentar a qualidade de seus serviços com produções de baixo custo e resolver problemas de forma eficaz. O Método Kaizen consiste em melhorar e eliminar continuamente todos os elementos que retardam o processo, até atingir o estado de perfeição total. Leia também: O que são testes paramétricos?

Por último convido você a ler: Vantagens da análise conjunta

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.