Como vender nas redes sociais? Dicas para alcançar as vendas facilmente

Os profissionais de vendas sabem que aprender a vender nas redes sociais é uma oportunidade única para capacitar os negócios.

As redes sociais são uma ótima oportunidade para se conectar com clientes atuais e potenciais. Nunca antes a distância entre o vendedor e o comprador foi tão curta, permitindo que as empresas fundissem o mundo dos negócios diretamente com o dos clientes.

Quando a venda pelas redes sociais é bem-sucedida, é possível diminuir o ciclo de vendas. Incentivando os clientes em potencial e aumentando as taxas de fechamento em comparação com outras táticas.

Técnicas para aprender a vender nas redes sociais

Aqui estão algumas das melhores dicas que ajudarão você a vender nas redes sociais ou para estabelecer relacionamentos antes de tentar realizar uma venda.

Interaja regularmente com seus clientes

Esta é a técnica para saber como vender nas redes sociais mais importante. Para que a venda seja eficaz, você deve interagir com seus seguidores e conectar-se a eles regularmente. Além disso, essas interações devem ser genuínas e não forçadas; sem parecer que você está pressionando a venda. Inicie pequenas conversas e continue até chegar a uma conclusão natural.

Também é essencial agregar valor de forma consistente e se tornar um recurso confiável em seu setor. Ofereça soluções, forneça informações relevantes, compartilhe histórias de suce. Também ofereça conselhos úteis ou fale sobre questões que se têm em comum.

Veja: Perfis dos clientes – como criar através de uma pesquisa

Sirva antes de vender

A próxima dica para saber como vender nas redes sociais é mostrar ao cliente que você é humano e formar um relacionamento. As dicas de vendas nas redes sociais são excelentes, mas os profissionais devem fornecer valor antes que alguém realmente confie no que é dito. O fato de terem aceito ou demonstrado interesse não significa que estão dizendo “por favor, me vendam alguma coisa”.

 Servir antes da venda significa fornecer informações valiosas gratuitamente. Significa resolver problemas e oferecer soluções sem dinheiro intermediário. Se, quando você vende, pensa: “Como posso ajudar o cliente?” Em vez de “o que posso vender para você?” significa que você está no caminho certo.

Leia também: Estratégia de redes sociais com a participação dos seus funcionários

Dê ao cliente mais do que você recebe

Se parece que existe um padrão entre essas técnicas de vendas sociais, é porque esse modo de pensar é a única maneira real de encontrar sucesso nas plataformas sociais.

Compartilhar conteúdo e ideias se trata as redes sociais. Lembre-se sempre de que você precisa dar muito mais do que recebe para ter sucesso.

Faça a maioria das postagens com base em valores, com informações úteis projetadas para ajudar seu público. Além disso, não esqueça de passar boa parte do seu tempo compartilhando o conteúdo de outras pessoas; deixando comentários úteis para os interessados.

Defina horários para publicar seu conteúdo

Todos os especialistas em vendas nas redes sociais devem ter um programa de conteúdo a seguir para garantir que as informações corretas sejam publicadas de maneira consistente e em momentos perfeitos.

Em determinados dias, podem se dedicar a tópicos específicos ou misturar coisas durante a semana. Apenas certifique-se de executar e ser consistentes com o tempo e a marca, para que os clientes em potencial o conheçam e se sintam confortáveis com o que é promovido ou vendido.

Mantenha-se informado o tempo todo 

Quando você decide se comunicar com outra empresa por meio de redes sociais, reserve um tempo para fazer uma investigação anterior. Você não deve tratar de maneira geral todas e cada uma das contas com as quais se conectar.

Mesmo que você gaste cinco ou dez minutos para realizar pesquisas sobre a empresa e suas necessidades, estará na vanguarda do jogo e poderá se comunicar de uma maneira única.

Pesquisas nas redes sociais. Como aproveitar o seu uso?

Não limite a comunicação a um único canal e saiba como vender nas redes sociais

Se você está conectado no Facebook e interage com os usuários regularmente, não pense que não pode estar conectado a eles no LinkedIn ou no Twitter. Plataformas diferentes parecem ter sensações diferentes; portanto, flua entre elas e se conecte ao maior número de usuários possível e ao maior número de redes possíveis.

É possível que uma empresa pareça mais profissional no LinkedIn e mais divertida no Instagram. Aproveite a oportunidade para formar um elo que inclua uma variedade de pensamentos e emoções diferentes. Você terá mais sucesso em atingir seus objetivos.

Canais de atendimento ao cliente – redes sociais entre os mais usados

Não negligencie seus clientes existentes

Quando você começa a procurar novas vendas e novas rendas, pode ser fácil negligenciar os clientes existentes nas mídias sociais, mas isso seria um erro. Lembre-se de que é mais caro conquistar um novo cliente do que reter um já existente.

Se eles compraram a você uma vez, é provável que comprem novamente. Mas você não deve apenas supor que eles farão isso porque as estatísticas dizem, é necessário agir.

Para os clientes existentes, faça perguntas mais profundas e reserve um tempo para criar relacionamentos. Procure nos perfis e nas biografias das mídias sociais para obter o máximo de informações possível sobre eles e mantê-los envolvidos.

Saiba mais sobre Retenção de clientes

Atualize seus perfis e entenda como vender nas redes sociais

Uma das técnicas de venda social que até os especialistas tendem a perder é manter perfis relevantes e atualizados. O que você precisa fazer é que seu perfil seja um local onde qualquer empresa ou cliente em potencial possa visitar; e descobrir todas as informações relevantes para que deseje criar ou continuar um relacionamento com você.

Suas redes devem parecer limpas e nítidas, assim como você deve ter meios atualizados para refletir as ofertas atuais e fornecer valor. Além disso, não deve ser complicado nem difícil entrar em contato com você.

Lembre-se de que sua imagem deve parecer profissional. As contas da empresa podem ter o logotipo como uma imagem de perfil. Mas, se você usar uma imagem sua, verifique se ela está alinhada com os valores da empresa.

Analise seus resultados e faça ajustes

Aprender com o que você já tentou é uma ótima maneira de economizar tempo e maximizar o ROI com vendas sociais. Ao coletar informações e dados sobre os esforços atuais e passado ficará óbvio o que funciona e o que não funciona; e você pode ajustar as mensagens e as plataformas de acordo.

Cada especialista em marketing testa, rastreia e mede, portanto, se você deseja estar entre os melhores, isso também deve fazer parte da sua estratégia de vendas sociais.

Essas dicas e técnicas para saber como vender nas redes sociais devem ajudar os vendedores de todos os setores a aproveitar a influência e o poder dessas ferramentas. A chave é a personalização, persistência, paciência e, claro, uma atitude positiva para fornecer aos clientes soluções.

Também recomendamos: Redes sociais para pesquisa de mercado, como utilizá-las?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.