Pesquisa on-line: como fazer uma investigação de mercado de sucesso

Para garantir o sucesso de um negócio, é necessário que eles tenham produtos e serviços que atendam às necessidades do cliente, além de oferecer uma experiência incrível durante o tempo em que interagem com a marca. Mas como você pode saber se você está conseguindo isso? Você pode fazer isso rápida e efetivamente através de uma pesquisa on-line, a maneira mais prática e eficaz de estudo de mercado.

Neste artigo, daremos algumas recomendações sobre como utilizar ferramentas de pesquisa on-line de qualidade para conhecer as preferências e necessidades dos clientes e melhorar sua experiência.


O que é pesquisa on-line?

A pesquisa on-line é um método de coleta de dados que é feita através da Internet.

Através deste método, as empresas podem coletar uma grande quantidade de dados qualitativos e dados quantitativos, graças às diferentes ferramentas disponíveis.

Com o crescente uso da Internet, a pesquisa on-line tornou-se uma ferramenta popular entre as empresas, pois permite avaliar o desempenho de um produto ou serviço e obter informações sobre o comportamento de compra do consumidor.

Também fornece informações adicionais sobre um cliente, tais como seu histórico de compras anteriores. Os projetos de pesquisa on-line podem ser realizados por uma empresa ou por uma empresa independente de pesquisa de mercado.


Vantagens de uma pesquisa on-line

Sem dúvida, um dos fatores mais importantes para a rentabilidade de qualquer negócio é a qualidade de seus produtos ou serviços. A qualidade, juntamente com a satisfação do cliente, traz grandes benefícios para uma empresa, e não apenas benefícios econômicos ou de vendas.

A investigação de mercado on-line é muito prática para as empresas. Aqui estão algumas de suas vantagens:

  • O alcance da pesquisa on-line pode ser global.
  • O tempo para realizar o processo de coleta de dados é muito menor do que na pesquisa tradicional.
  • As ferramentas para coleta de informações são variadas e permitem obter informações precisas.
  • Os custos do processo são muito mais baixos do que com a pesquisa tradicional.
  • Os pesquisadores podem coletar informações e visualizá-las em tempo real.
  • Você pode acessar uma grande variedade de ferramentas para análise profunda dos dados.

 

Veja aqui  6 benefícios que a pesquisa on-line oferece sobre as pesquisas de campo.

 


Pesquisa on-line

 

Focus Group de uma pesquisa on-line

Um Focus Group Online é um método de coleta de dados onde os pesquisadores reúnem um grupo de 6 a 10 participantes, que com a ajuda de um moderador, conduzem uma discussão sobre suas opiniões e percepções de uma marca, tais como os preços de seus produtos, qualidade, embalagem, nome, etc.

Atualmente, este processo de coleta de dados é possível através de diferentes ferramentas de video conferência on-line ou chats on-line, ou seja, as pessoas não precisam necessariamente estar no mesmo lugar para participar do debate.

Temos para você as razões pelas quais você deve fazer um Focus Group Online.

 

Entrevistas em profundidade de uma pesquisa on-line

Com esta ferramenta, os pesquisadores coletam uma grande quantidade de dados qualitativos e encontram elementos relevantes que de outra forma não poderiam obter, e assim tomam melhores decisões comerciais.

Hoje existem várias ferramentas on-line onde podemos nos conectar virtualmente com pessoas para fazer uma chamada de vídeo ou telefonema e conversar à distância.

Comunidades Online

As comunidades on-line são utilizadas pelas organizações para conduzir pesquisas on-line, pois é um processo abrangente, que incentiva a participação do consumidor e a marca para garantir o sucesso.

Com QuestionPro Communities, você pode realizar, no mesmo espaço virtual, diferentes métodos de pesquisa, a partir de pesquisas, pesquisas de opinião ou fóruns de discussão on-line onde os usuários interagem e, desta forma, você obtém os melhores insights para sua marca.

Pesquisas on-line

As pesquisas on-line são o método mais popular de conduzir pesquisas on-line, pois permitem às organizações conduzir um processo eficiente e profissional de coleta de dados, no qual dados de qualidade são obtidos.

Quando você tem o software de pesquisa certo, você pode tirar proveito de diferentes características, tipos de perguntas, ferramentas de análise de dados e tomar melhores decisões para seu negócio.

Veja mais sobre investigação de mercado on-line.

 


6 dicas para a realização de uma boa pesquisa on-line

Temos algumas dicas para você obter as informações de que precisa:

1. A amostra selecionada é um fator vital para nossa pesquisa

Lembre-se que em uma investigação on-line é mais frequente utilizar um maior número de variáveis e a margem de representatividade é maior.

Independentemente de você ter feito uma amostra de cota que lhe permita ter o número desejado de participantes, você deve procurar uma taxa de resposta mais alta em todos os segmentos.

Leia também Questionários auto-administrados: aumente a taxa de resposta

 

2. Cuide dos detalhes do convite que você envia para participar de sua pesquisa

Este convite deve ser claro, conter informações oficiais da empresa como um logotipo ou certificado, ser escrito de forma que as pessoas que lerem o conteúdo desejem participar da pesquisa e, ao mesmo tempo, conter as informações necessárias para dar aos participantes total garantia de que seu estudo é sério e que você está buscando a excelência.

Uma boa escrita pode fazê-los sentir-se confiantes de que você lhes fornecerá as informações de que precisam. Não entre em muitos detalhes sobre as perguntas que você fará neste primeiro contato com eles.

 

3. Faça perguntas de qualidade

Isto é fundamental para alcançar qualidade em sua pesquisa on-line, e particularmente nas respostas que você receberá dos participantes.

Lembre-se que como se trata de pesquisa on-line, você não estará presente para responder a nenhuma pergunta. É importante que você tenha paciência com seus entrevistados, especialmente se você tiver perguntas complexas ou se seus entrevistados não tiverem conhecimento da Internet.

Podem surgir perguntas técnicas ou quando os entrevistadores não têm experiência com a plataforma na qual estão conduzindo o questionário, daí a importância do treinamento contínuo.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas abertas que você pode usar.

 

4. Mantenha o tempo de resposta curto

Como mencionado, você pode conseguir isso com a clareza de suas perguntas, a fim de obter as respostas mais rapidamente.

Leve estes pontos em consideração para saber mais sobre como fazer uma pesquisa.

Lembre-se também que se você tiver pesquisas longas ou com perguntas muito complexas ou redundantes você só conseguirá o desinteresse dos participantes e com isso respostas de má qualidade ou incompletas para sua pesquisa on-line.

 

5. Use incentivos

Você pode dar aos participantes incentivos para responder a sua pesquisa, eu lhe asseguro que isto os deixará felizes em dar-lhe sua opinião.

Tenha em mente que os participantes estão lhe fornecendo dados e informações para atingir seus objetivos: vender, para que você possa recompensá-los de alguma forma: promoções, amostras de produtos, descontos ou incentivos financeiros.

Naturalmente, você também deve tomar cuidado para que esses participantes sigam certas regras, tenham controle sobre elas para que não haja erros como responder duas vezes à pesquisa ou fornecer informações que não sejam verdadeiras sobre elas ou sobre as perguntas de pesquisa on-line que você está realizando.

 

6.Use o software de pesquisa on-line correto

Se você quiser garantir o sucesso de seu projeto, você deve certificar-se de que o processo de coleta de dados seja eficiente. A única maneira de conseguir isso é com a ajuda de uma plataforma robusta como a QuestionPro.

Nosso software de pesquisa on-line tem diferentes tipos de perguntas para um processo dinâmico, diferentes métodos para analisar os dados coletados e a opção de criar relatórios profissionais que você pode compartilhar com suas partes interessadas.


 

Agora que você sabe mais sobre pesquisa on-line é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração