Esteja aberto às mudanças e alcance a retenção dos funcionários

Como empresa, você deve facilitar esse processo para que haja uma melhor adaptação às novas condições e, acima de tudo, garantir que os funcionários entendam os motivos da mudança, os benefícios resultantes dessas modificações e as etapas necessárias para a transição para esse novo trabalho. Sem dúvida, isso facilitará a retenção dos funcionários.

Os gerentes devem identificar opções, comunicar-se claramente e resolver conflitos. Sem um processo claro de gerenciamento de mudanças, a moral dos funcionários poderia diminuir.

Funcionários talentosos podem deixar a empresa e procurar posições em outros lugares, geralmente com a concorrência. O custo de recrutamento, entrevista e contratação de novos funcionários é maior do que o de procurar reter nossos funcionários.

Dicas para retenção de funcionários decorrente da mudança

Identifique ameaças

Muitas empresas contratam funcionários externos ou designam uma pessoa dentro da organização que se dedica a facilitar as mudanças e identificar as ameaças que podem enfrentar ao fazer essas alterações. Garantem que as alterações propostas sejam suportadas pelos executivos da empresa.

Ao conduzir grupos focais, entrevistas pessoais ou pesquisas on-line, os facilitadores coletam informações de todos os níveis da organização sobre mudanças iminentes.

Ouvindo os funcionários, podemos descobrir que uma mudança radical; como mudar-se para um lugar diferente a 20 quilômetros de distância, representa uma dificuldade para mais da metade dos funcionários. Com as informações obtidas, podemos alertar a gerência sobre essa situação e propor alternativa. Como por exemplo, horários de trabalho flexíveis ou trabalhar em casa meio período.

Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

Identifique oportunidades e obtenha a retenção dos funcionários

A primeira coisa é identificar os líderes da organização. Ao solicitar o comprometimento desses funcionários em promover os benefícios das mudanças propostas, um tipo de equipe pode ser criada para ajudar a gerenciar a mudança.

Ao conduzir atividades de treinamento e responder a perguntas, os funcionários podem estar preparados para mudanças; por exemplo, se novas políticas e procedimentos para apresentar despesas entrarem em vigor em dezembro, é necessário realizar sessões de preparação em novembro.

Identifique pontos fracos e ajude a modificar procedimentos para que todos possam alcançar objetivos estratégicos. Isso ajuda na retenção dos funcionários.

Leia também: Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

Realize reuniões

Os funcionários que sentem que têm voz nas políticas e objetivos da empresa tendem a ter níveis mais altos de satisfação. Por isso, é importante realizar reuniões que permitam aos líderes da empresa compartilhar o futuro da organização. Assim como também a estratégia que será implementada e como as mudanças ocorrerão. Os funcionários obtêm respostas para suas perguntas e, isso, normalmente resulta em níveis mais altos de lealdade à organização e retenção dos funcionários.

Os funcionários precisam de suporte e orientação para gerenciar efetivamente as mudanças. Quando os conflitos são resolvidos com rapidez e eficiência, haverá mais produtividade e os funcionários terão as ferramentas. Também os recursos e o treinamento necessários para permanecer na organização.

Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, LinkedinInstagram

Também recomendamos:

Como construir uma cultura empresarial saudável?

Cultura de atendimento ao cliente: como promover em sua organização

Como avaliar a cultura de trabalho na sua empresa

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.